quarta-feira, 20 de julho de 2011

Projeto 2014k irá transmitir os jogos da Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 em tecnologia 3d e 4k


Durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas de 2016, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), em parceria com a Universidade Mackenzie e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), projetam realizar a transmissão dos eventos em superalta definição com a tecnologia 3D e a 4k, para os cinco continentes do mundo, a partir do projeto 2014k.

O objetivo do estudo é aproveitar o evento para incentivar a inovação tecnológica no País. Estipulado em R$ 3 bilhões, o projeto Copa2014K pretende fazer as transmissões em 2014 em cinemas equipados com equipamento 3D e 4K, utilizando o sinal gerado diretamente dos estádios.Ele é custeado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) ligada ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e conta com o apoio da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Juiz de Fora. O Brasil está sendo pioneiro não só na produção da tecnologia 4K com também em sua transmissão o que expandirá o mercado da comunicação no futuro.A inovação tecnológica já foi testada em julho de 2009 pelas empresas organizadoras com a exibição do filme que foi destaque do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, "Enquanto a Noite Não Chega" do diretor de cinema, Beto Souza, em São Paulo, utilizando streaming de vídeo (tecnologia utilizada para tornar mais leves e rápidos downloads e a execução de áudio e vídeo via internet) para os continentes da Ásia e América do Norte, ao mesmo tempo.Durante a Copa do Mundo de 2010, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) em parceria com a Sony transmitiu vinte e cinco jogos a vinte e seis países do mundo, inclusive ao Brasil, utilizando a tecnologia 3D e os telespectadores que possuíam os televisores com a tecnologia, puderam desfrutar das partidas com esta inovação.Para o editor de imagens, José Roberto de Souza, que possui um aparelho 3D, LED de 52 polegadas “as partidas foram muito mais emocionantes que a da Copa do Mundo de 2006 e as imagens e o áudio da TV 3D são incomparáveis aos aparelhos analógicos. Com ela temos a sensação de estar muito próximos ao que está sendo transmitido, possibilitando a visualização de uma super imagem”.Segundo o especialista em tecnologia da informação, Luciano Goulart,”para transmitir as imagens com a tecnologia 4k as grandes produções utilizam uma rede especial de fibra óptica, em banda larga, para permitir estabilidade do sinal e são filmadas com uma câmera 4K, que possui uma resolução de 4.096 x 2,160 pixels, quatro vezes mais alta que a Full-HD utilizadas atualmente, o que possibilita as produtoras gerarem imagens com muito mais qualidade”. Na Copa de 2014 os jogos acontecerão em doze cidades do Brasil e algumas delas como, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, já possuem a infraestrutura necessária para realizar as transmissões. Nestas cidades as imagens transmitidas ao vivo serão projetadas em teatros, telões e praças públicas. Ao fim dos eventos esportivos, estes locais servirão para a apresentação de programas culturais como festivais de música, cinema, observatórios astronômicos virtuais, concertos, outros grandes eventos de interesse da sociedade. Para Goulart ”este projeto fará com que o Brasil se destaque no ramo das inovações tecnológicas e transmita a Copa e as Olimpíadas com uma definição futurista jamais vista. Porém, com esta inovação, está lançado o grande desafio ao país, que é gerar mão de obra qualificada para que possa ser realizada a produção de sua própria tecnologia sem depender dos países estrangeiros”. A tecnologia 4K entrega cinco vezes mais definição que as atuais TVs de plasma e LCD do mercado. Porém a inovação é uma tecnologia para ser utilizada em cinemas ou telas gigantes, o que permite que não ocorra a perda de qualidade da imagem e ofereça profundidade, coloração e definição jamais vistas.“O projeto 2014k trará inúmeros ganhos positivos ao país e assegurará a evolução da indústria nacional de equipamentos de entretenimento”, afirmou Luciano Goulart.A mudança tecnológica também já está sendo comparada pela sociedade a transmissão dos primeiros jogos em cores no Brasil realizada em 1960 e possibilitará aos brasileiros retornar ao passado e recordar a antiga forma de assistir os jogos no cinema.

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